Substituições saudáveis

Muitas pessoas, quando vão começar uma reeducação alimentar, não têm ideia do que exatamente fazer para melhorar a alimentação. Apesar de muitos preferirem cortar, radicalmente, os alimentos ruins da rotina, esta pode não ser a melhor opção.

Uma das opções muito utilizadas pelas pessoas que começam uma reeducação alimentar é fazer substituições saudáveis.

Mas, o que, exatamente, são substituições saudáveis?

Você pode fazer uma substituição saudável de duas maneiras:

  1. Substituindo um alimento ruim que você come por uma versão deste mesmo alimento, mas mais saudável;
  2. Substituir um alimento ruim que você come por outro, que permita você ter a mesma sensação.

Vamos explicar!

Se você tem o costume de consumir batata frita todos os dias no almoço, você não precisa parar de comer suas batatinhas. Basta fazê-las assadas ou até mesmo em uma fritadeira à base de ar quente. Outro exemplo é o preparo de carnes. Se você costumava fritar seu bife, experimente fazê-lo no grill. O grill, além de garantir que o alimento seja preparado sem utilizar nenhum tipo de gordura, ainda tem a função de eliminar parte da gordura contida na carne, tornando o alimento ainda mais saudável.

Já para a segunda opção, se você não consegue controlar sua vontade por doce depois do almoço, você deve pensar primeiramente, se sua vontade é por um doce em específico ou se é apenas uma vontade de consumir doces. Em geral, a maioria das pessoas sente vontade apenas de comer algo doce, independente do que seja. Nestes casos, tomar uma dose de café com adoçante após o almoço, costuma aliviar esta vontade. Mas, se mesmo com o café a vontade não passar, você pode substituir aquele brigadeiro do restaurante por um tablete pequeno de chocolate amargo, que é mais saudável que o chocolate ao leite.

Fazer substituições saudáveis garante que, aos poucos, seu organismo se adapte a um novo estilo de vida e à medida em que estas substituições são feitas, fica mais fácil se manter em uma vida de alimentação saudável.