Sal negro indiano: veja os benefícios para a saúde

Você sabe os benefícios do sal negro indiano para a saúde ?
O sal negro indiano, também conhecido como kala namak ou sanchal, é um tipo de sal vulcânico usado na Índia, Paquistão e outros países asiáticos.

O sal negro é realmente cinza-rosado devido à presença de ferro e outros minerais.

O sal negro indiano tem um sabor muito distinto, muitas vezes comparado com as gemas de ovo cozido.

Seus benefícios à saúde são numerosos de acordo com a medicina ayurvédica.

No entanto,são apenas alegações, porque nenhuma pesquisa científica séria foi  sido realizada sobre sal negro indiano até à data.

Resultado de imagem para INDIAN BLACK SALT

Sal Negro Indiano

O sal negro indiano tem sido usado como um condimento há centenas de anos em países asiáticos que cercam as montanhas do Himalaia. Ele foi originalmente obtido a partir de minas vulcânicas naturais no norte da Índia e Paquistão.

Tradicionalmente, o sal é processado com calor, carvão e material vegetal, o que produziu um cristal escuro rico em compostos de sulfeto. O sal negro também é rico em ferro e muitos outros minerais.

Composição

O sal negro indiano é composto principalmente em cloreto de sódio, que é o principal componente do sal de mesa, e te, traços de impurezas que incluem sulfatos, sulfetos, ferro e magnésio.

O cloreto de sódio fornece o sabor salgado. Já o sulfeto de ferro fornece a sua cor cinza-rosada e o sulfureto de hidrogênio fornece seu cheiro distinto. O sulfureto de hidrogênio é também uma das causas do odor de ovo até meio estragado que ele tem.

Potenciais benefícios para a saúde

O sal negro indiano é considerado um tempero refrescante na medicina ayurvédica e é recomendado para muitos problemas de saúde, tais como constipação, indigestão, azia, inchaço, flatulência, bócio, visão pobre e histeria.

Na Índia, o sal negro às vezes é recomendado para pessoas que precisam de dietas com baixo teor de sal devido à hipertensão porque acredita-se que ele tenha menor teor de sódio comparado ao sal de mesa normal.

Benefícios para a gastronomia

O sal negro é usado extensivamente em alimentos indianos, incluindo chutneys, iogurtes, picles, saladas e todos os tipos de frutas.

É frequentemente apreciado por vegetarianos rigorosos porque imita o sabor dos ovos.

Durante os meses quentes do verão indiano, é também às vezes usado para colocar sabor em bebidas frescas.

Já usou sal negro indiano? Gostou do sabor? Compartilhe e comente!