Saiba mais sobre o repolho

O repolho é um vegetal muito utilizado na culinária brasileira por ser barato e de bom aproveitamento. Por ser um vegetal grande e poder ser aproveitado em sua totalidade, torna-se uma  ótima opção para quem quer fazer receitas que não custem tanto, mas que sejam saudáveis e práticas. Mas, você sabia que além destes, ele tem muito mais benefícios?

Os benefícios do repolho

Aliado contra o câncer

Um dos benefícios de se consumir repolho regularmente, é a prevenção do câncer. Existe uma substância que está presente no repolho, a sinigrina. Ela se mostrou eficiente na prevenção do câncer de cólon, câncer da bexiga e até mesmo o câncer de próstata. Além disso, o repolho é rico em anti-oxidantes, substâncias cruciais para o combate a qualquer tipo de câncer.

Sistema nervoso

Por conter Iodo, o repolho é um forte aliado à manutenção do sistema nervoso, auxiliando o bom funcionamento do cérebro. Há estudos que associam o consumo de repolho roxo na prevenção contra o Alzheimer.

Contra o colesterol

Consumir repolho com frequência auxilia na diminuição das taxas de colesterol no sangue, pois ele contém muitas fibras em sua composição. As fibras do repolho agem como os ácidos biliares no processo digestivo, eliminando o colesterol do sangue.

Adeus aos radicais livres

O consumo regular de repolho auxilia na eliminação dos radicais livres pelo organismo. E porque isto é importante? Porque os radicais livres são os responsáveis por doenças como o câncer e problemas cardíacos. Eliminar os radicais livres significa prevenir que doenças como o câncer e problemas de coração não aconteçam. Por isto é tão importante consumir repolho regularmente em sua dieta.

Como consumir o repolho?

O repolho pode ser consumido cru em saladas, levemente cozido (em saladas ou como acompanhamento) ou cozido. Quanto mais cozido, menor é o aproveitamento de seus nutrientes, então a recomendação é que a melhor maneira de se consumir o repolho é em seu estado natural. Porém, se achar que o gosto é muito forte, deixe as folhas de repolho em uma vasilha com água quente por 5 minutos para que ele seja cozido apenas superficialmente. Assim, você não perderá grande parte dos nutrientes, nem terá que comê-lo cru.