Saiba como manter o estresse sob controle

O estresse pode ter o peso de um gigante em nossa saúde mental e emocional e, por isso, é preciso mantê-lo sob controle. Embora nem todos os fatores de estresse possam ser evitados, algumas condutas simples tomadas por nós podem ser muito relevantes para contê-lo.

Abaixo separamos algumas dicas para o “gerenciamento do estresse”.

  1. Converse com alguém

Fale com alguém que você gosta. A interação social “face a face” (que hoje vem sendo reduzida por conta das tecnologias do mundo digital, como Facebook, WhatsApp e outros) com alguém que se preocupa com você pode acalmar seu sistema nervoso e aliviar o estresse. É mais fácil superar as situações negativas se estiver entretido com outras coisas ou pessoas.

  1. Apele para os seus sentidos

O que te relaxa: escutar uma música? Sentir o cheiro de alguma fragrância (flores, café moído, perfumes?)  Já tentou usar uma bola anti-estresse? Tudo isso pode funcionar rapidamente e te fazer sentir mais calmo e relaxado!

Não somos iguais. Cada um de nós tem uma resposta diferente em relação ao uso dos sentidos. Uma vez que você consiga descobrir o  que efetivamente consegue te acalmar poderá mandar o estresse para longe, não importando onde ou quando. Por mais incrível que pareça, conhecer o próprio corpo é benéfico e muito necessário, até para sabermos como funcionamos, o que nos faz mal etc.

  1. Trate o lazer como uma de suas prioridades

Faça do tempo de lazer uma prioridade. Realize alguma atividade que não exija uma “razão”, a não ser pelo prazer que ela te dá. Vá à praia, veja um filme engraçado, ouça música, leia um bom livro. Você tem o direito e o dever de fazer coisas só porque elas são divertidas! A  diversão é uma necessidade de saúde emocional e mental.

  1. Contemple e aprecie

Pensar positivo é saudável. Agradeça por tudo que você conquistou. Medite, reze, aproveite o pôr-do-sol ou simplesmente tire alguns momentos para prestar atenção no que é verdadeiramente bom, positivo e bonito. Certamente o seu dia irá melhorar!]

  1. Conheça alguma técnica de relaxamento

Enquanto o uso dos sentidos pode aliviar o estresse em determinado momento, o uso de técnicas de relaxamento podem auxiliar na redução dos seus níveis gerais de estresse. Ioga, meditação, respiração profunda ou o relaxamento muscular progressivo podem frear o estresse e tornar sua mente e o seu corpo mais equilibrados.