Pinhão: 7 Curiosidades que Você não Sabia Sobre esse Alimento

O pinhão é um fruto peculiar, que dá na árvore chamada Pinheiro do Paraná, muito comum na região sul do Brasil e a época de colheita é estipulada em lei: só pode ser colhido e vendido a partir de 1° de abril de 2017.

O pinhão é plantado por uma bela ave, que infelizmente está ameaçada de extinção, chamada arara azul.

Alguns especialistas dizem que o pinhão era consumido por povos da Antiguidade. Já entre os chineses há um mito sobre ele, de que seu consumo traz vida mais longa (e até imortalidade).

Além de ser verdadeiramente delicioso, o pinhão tem excelentes benefícios para a saúde.

Veja abaixo os pontos positivos de se incluir o pinhão na alimentação do outono-inverno.

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#1 Acelera o metabolismo

O pinhão tem sim uma boa quantidade de gorduras, mas se ingerido em uma dieta equilibrada pode te ajudar a perder peso, porque nele há uma substância chamada “ácido pinoleico” que, segundo estudos é um excelente inibidor de apetite natural, o que contribui para que o nosso organismo libere hormônios que eliminam a vontade de comer, como a colecistoquinina e o glucagon.

#2 Ajuda o seu coração a ficar saudável

O alimento é uma verdadeira bomba vitamínica, pois tem vitamina A, C, E, K, Cobre, Ferro e manganês, que são nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Ainda, o pinhão tem gorduras boas (monoinsaturadas), que impedem o aumento do colesterol.

#3 Contribui para a manutenção do sistema imunológico

Principalmente agora, com a chegada do outono, o nosso organismo começa a dar os primeiros sinais de resfriado, gripe, corizas, tosses, dentre outros. Justamente por ter alta concentração de ferro o alimento ajuda o organismo a ficar mais resistente contra vírus e bactérias que causam infecções.

#4 É potente no combate ao envelhecimento

O pinhão tem grandes concentrações de antioxidantes que retardam o envelhecimento.

#5 O pinhão ajuda a manter a boa visão

O alimento tem um antioxidante chamado luteína, que é excelente na prevenção de doenças que afetam os olhos e a visão em geral. Por ter vitamina A, tem grandes concentrações de betacaroteno (o mesmo nutriente que deixou a cenoura conhecida por ajudar a visão).

#6 Repõe suas energias

Pinhão cozido, na chapa ou assado no forno, os pinhões podem ser consumidos como lanche. São dotados de muita proteína, o que contribui para o ganho de massa muscular. Mas cuidado: 100g do alimento tem 673 calorias (quase metade do que uma mulher precisa ingerir diariamente), então coma com moderação.

#7 É afrodisíaco

Os pinhões são estimulantes sexuais, por serem ricos em zinco. Geralmente são consumidos com mel e amêndoas como afrodisíaco.

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  • Dica: como escolher o melhor pinhão

Escolha pinhões não muito grandes (pois os maiores podem estar podres por demorarem mais para amadurecerem). Dê preferência aos já caídos no chão (que realmente poderão ser consumidos). A casca deve estar brilhante, lisa e a cor ideal é marrom ou amarela escura.

Faça pinhão cozido, assado na brasa, na chapa ou até na churrasqueira e pode ser usado nas mais variadas receitas.

Veja o vídeo abaixo e saiba como cozinhar  corretamente esse alimento:

Já comeu pinhão? Achou saboroso? Sabia desses benefícios? Comente e compartilhe!