Perigo Invisível: Substância Usada em Fast Foods põe sua Saúde em Risco

Já falamos antes sobre como consumir alimentos seguros. Mas ainda que sejamos precavidos e sempre optemos pelo melhor, mesmo assim não conseguimos ter controle sobre tudo o que ingerimos, até porque o maior inimigo é invisível aos nossos olhos.

Seja para conservar, dar sabor, melhorara cor ou a textura, a indústria alimentícia faz uso de milhares de substâncias químicas a fim de tornar o produto mais apetitoso e acessível aos consumidores (e também lucrar com isso…).Entretanto, algumas dessas substâncias podem ser muito perigosas. Hoje falaremos sobre a azodiocarbonamida.

Azodicarbonamida: o que é? Para que serve?

A azodicarbonamidaé muito utilizada na panificação, pois serve para condicionar e fortificar massas e pães em geral. Mas só é permitida em apenas cinco países do mundo todo, incluindo o Brasil – Pasme! Aqui seu uso é regulamentado por quantidades. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA considera a substância segura para consumo desde que não ultrapasse o limite de 0,004 gramas a cada 100 gramas de alimento.

Está presente em alimentos assados disponíveis em redes de fastfood como McDonald’s e Burger King. Após grande polêmica, o Subway reformulou a receita de seus pães para retirar essa substância de seu cardápio. Algumas outras redes têm retirado discretamente a azodicarbonamida de sua produção.

Sempre achou que alimentos de fast foods têm gosto de sola de sapato? Você acertou.

azodicarbonamida pode ser encontrada tanto em pães e massas quanto em solas de sapato, isopor e colchonetes de ioga, o que poderá fazer com que você pense dezenas de vezes antes de comer aquele hambúrguer com batata frita!

A Organização Mundial da Saúde alerta desde a década de 90 que a substância representa extremo risco para a saúde, já que através de estudos foi possível constatar que ela pode causar irritações na pele, nos olhos e no trato respiratório, causando a asma, por exemplo. Outras organizações não governamentais também asseveram que a azodicarbonamida é potencial agente cancerígeno.

Ficou surpreso? Sempre tire alguns minutos para pesquisar sobre quais substâncias compõem o seu alimento favorito. Não arrisque sua saúde e bem-estar desnecessariamente. Conhecimento nunca é demais e pode fazer muito bem!