O que é HIIT e quais os seus benefícios?

Não tem tempo para ir à academia? Trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos, do marido e dos animais de estimação da família e por isso não consegue cuidar de si mesma?

Agora você não tem mais desculpas! Com o HIIT você poderá se exercitar rapidamente, no conforto do seu lar!

O que é HIIT?

HIIT é a sigla para High IntensityIntermittent Training, ou seja, um treino intervalado de alta intensidade,que é considerado pelos especialistas um dos treinamentos mais eficazes e rápidos para a perda de gordura corporal.

Você se exercitará fortemente por alguns minutos e descansará outros.

Com 20 a 30 minutinhos diários você poderá emagrecer e ficar com o corpinho que sempre quis. Mas o HIIT exige disciplina. É necessário um esforço maior durante esse tempo para que os exercícios sejam efetivos.

E, claro, sem abrir mão daquela dieta saudável. Passar fome não é a solução, viu?

Você pode começar o HIIT por menos tempo, por exemplo, para se adaptar à rotina de exercício. Ah, também poderá chamar o maridão e os filhos para todo mundo malhar!

As pessoas são levadas à 90% da sua capacidade de esforço durante o HIIT, logo é assim que a técnica é realmente efetiva para a perda de gordura.

E o melhor, você escolhe que tipo de exercício irá fazer, acompanhado de uma boa música inspiradora. Nade, corra, ande de bicicleta, pule corda, suba as escadas de casa ou da praça, faça agachamentos, treine com pesos ou use o peso do próprio corpo.

Na corrida, por exemplo, você pode escolher um trecho da sua rua e correr o mais rápido que puder por 5 minutos, como se fosse o “tiro” (aquelas corridas de velocidade das Olimpíadas).

Em relação aos demais exercícios você traça o seu próprio treino. Pode pular 40 segundos de corda e descansar 20, e por aí vai, sempre repetindo esse padrão por 5 ou 10 vezes pelo menos.

Existem diversos treinos na web para você acompanhar, sendo que o mais famoso deles é chamado “Protocolo Tabata”, onde você treina os exercícios que quiser por 20 minutos,  mas sempre malhando 20 segundos e descansando 10.

Está achando que é moleza? Tente e depois comente ali embaixo sobre o resultado. É surpreendente!

Benefícios do HIIT

Com o HIIT você queima milhares de calorias em curto período de tempo. Não vai precisar fazer 1 hora de esteira. Com apenas 10 minutos de corrida e descanso, repetidamente, gastará o mesmo número de calorias.

E ainda você continuará gastando calorias durante o descanso, porque devido à intensidade o corpo demora bastante tempo para “relaxar” e “desacelerar”. Na verdade é uma forma benéfica de “enganar” o seu organismo e ter um tempinho entre um exercício e outro para retomar o gás.

Se não bastasse, você vai ficar muito resistente. Não vai mais cansar quando for brincar com a criançada, com o cachorro, ou correr atrás do ônibus.

Também ajuda na saúde cardiovascular, no colesterol e na sensibilidade à insulina, que ajuda a combater a diabetes tipo 2.

Você pode fazer o HIIT só duas vezes por semana, porque é bem “puxado” e seu organismo vai precisar se recuperar por um tempinho.

Cuidados ao fazer o HIIT em casa

Alimentação

Você precisa comer com equilíbrio. Nunca faça o HIIT em jejum. Tome um bom café da manhã com alimentos integrais, frutas e iogurte. Não esqueça de comer uma boa proteína na hora do almoço e se delicie com lanchinhos regulares durante a tarde.

Isso é muito importante para você não se auto sabotar. Não adiantar queimar todas as calorias e comer tudo e mais um pouco depois. E se ficar sem comer não vai ter energia suficiente para aguentar o HIIT. Além disso, como forma de defesa seu organismo vai “segurar” as gordurinhas (e você não quer isso).

 

Saúde

Seja em cada ou na academia é sempre bom ter certeza de que você está apto para fazer exercícios, ainda mais os de alta intensidade. Faça uma avaliação médica por via das dúvidas.

Execução

Sabe o que é mais importante na hora de fazer exercícios? A execução. Isso mesmo. Fazê-los com precisão para trabalhar grupos musculares de forma correta é imprescindível.

Então comece devagar. Se for preciso peça para alguém gravar você fazendo e depois assista. É uma das melhores formas de verificar quais são suas possíveis falhas.

O erro pode comprometer todos os seus planos e trazer problemas musculares ou lesões mais sérias.

Preze por sua saúde sempre! Exercite-se com qualidade. Agora você não pode dar a “falta de tempo” como desculpa. Faça o HIIT e conte para gente sobre o que achou.

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