Dicas de alimentação para hipertensos

Apesar de poder estar relacionada a diferentes causas, a elevação da pressão arterial está estreitamente vinculada à nossa alimentação. O sedentarismo, o alto consumo de sódio, o baixo consumo de vegetais e álcool em excesso são apontadas como as principais causas ligadas à doença.

Uma pressão acima do normal acaba exigindo mais força do coração, pois ela é resultante do esforço elevado que o sangue faz contra as paredes das artérias. Um volume sanguíneo maior e o estreitamento das artérias tornam a situação mais grave e perigosa, especialmente porque se trata de uma doença silenciosa.

A hipertensão pode apresentar graus diferentes, umas exigem o controle por meio de medicamentos diários, outras, apenas cuidados mais simples, mas não menos essenciais, todavia, em quaisquer que sejam os graus, recomenda-se a adoção de uma dieta balanceada e longe do sal e sódio.

Confira algumas dicas de alimentação que podem auxiliar no controle natural da pressão arterial.

1º Reduzir o sal e o sódio na alimentação

Diferente do que muitos pensam, o sódio não está presente apenas no sal, mas em muitos  alimentos processados, industrializados, inclusive, e em alta quantidade, nos alimentos doces.

Segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), devemos consumir menos de 5g de sal e menos de 2g de sódio por sódio por dia, e ainda complementar nossa dieta com o potássio (pelo menos 3,51g diariamente).

Opte por temperar a comina, e não salgá-la. No lugar do sal, use temperos como alho, cebola, limão e ervas de modo geral.

Antes de comprar quaisquer alimentos, confira sua tabela nutricional.

2º Reduzir o consumo de alimentos com altos índices calóricosHipertensu00E3o-DV

O alto nível de gorduras nos alimentos pode prejudicar a circulação sanguínea e o bom funcionamento do metabolismo.

Substituir doces por frutas pode ajudar a saciar a vontade comer alimentos mais pesados.

3º Adotar uma dieta balanceada

Segundo especialistas, a perda de peso é uma forma eficiente para reduzir a pressão arterial. Com 5kg a menos, é possível perceber uma queda considerável e saudável da pressão.

Uma dieta rica em frutas e verduras certamente é eficiente para se perder esse peso, quando estiver em excesso, é claro.

Não se esqueça!

Em grande parte das vezes, a hipertensão não apresenta sintomas, por isso, faz-se necessária uma checagem de rotina para assegurar que ela se encontra controlada.

Créditos

Ativas Farma