Cuidado com os sucos naturais

Você gosta de suco natural? A maioria das pessoas diz que sim quando esta pergunta é feita. Os sucos naturais são muito populares no Brasil, como bebidas refrescantes principalmente no calor que costuma fazer em todo o país durante grande parte do ano. Quem nunca pediu um suco na praia, no restaurante ou até mesmo o fez em casa. Com a diversidade de frutas que temos no país, os sucos naturais foram se tornando cada vez mais populares. Sem falarmos das vitaminas, ou seja, sucos feitos com leite. Entretanto, os sucos naturais podem se tornar os grandes vilões da nossa dieta ou reeducação alimentar.

Cuidado com o açúcar!

O açúcar é, segundo a OMS, o grande vilão da saúde. O açúcar está presente em diversos alimentos que comemos, desde frutas até massas. Por não o vermos, acabamos pensando que não estamos consumindo, mas temos que tomar cuidado. É comum quando preparamos um suco colocar açúcar para adoçá-lo. E este é um dos principais problemas ao se beber sucos naturais. Quando adicionamos açúcar o suco deixa de ser assim tão “natural” e pode virar uma bomba calórica.

Escolha frutas maduras para fazer seu suco. A tendência é que, ao amadurecer, a fruta se torne mais doce. Portanto, quanto mais madura uma fruta estiver, mais doce será seu sabor. Além disso, troque o açúcar por adoçante ou mel. Existem adoçantes saudáveis como os que são feitos a partir de sucralose ou stévia. Você pode usá-los para adoçar os sucos que fizer. Outra boa opção é o mel, mas este tem que ser consumido em pequena quantidade para evitar o mesmo problema de calorias excessivas que ocorreria com o açúcar.

Man's hand holding a glass of juice --- Image by © Pascal Broze/Onoky/Corbis

Image by © Pascal Broze/Onoky/Corbis

Utilize água o quanto puder!

Outra mania que temos ao preparar um suco é pegar a quantidade de frutas necessárias para completar um copo. Porém, se pararmos para pensar. A quantidade de frutas necessárias para se conseguir um copo da fruta acaba sendo muito calórico, perdendo assim o intuito de se consumir o suco natural para auxiliar no emagrecimento. Prefira sucos que combinem com água, como abacaxi, limão e laranja. Estes sucos podem ser feitos com uma parte de água e outra da fruta, tornando-os menos calóricos e mais saudáveis.