Conheça os benefícios do quiabo

Existem alimentos que são extremamente benéficos para nosso organismo não apenas por fornecerem nutriente, mas sim, por auxiliarem nosso corpo a absorver outros nutrientes mais. Este é o caso do quiabo, que oferece muito mais vantagens do que você consegue imaginar.

Aquele alimento que combina bem com uma panela de frango cozido pode ser fonte de nutrientes muito valiosos para o bom funcionamento do corpo humano.  O quiabo contém alta concentração de vitamina A, o que o torna excelente aliado na manutenção da visão. Além disso, ele possui betacaroteno, xanthein e luteína. Essas três substâncias são antioxidantes que atuam no importante papel de eliminar e combater os radicais livres e garantir bom funcionamento do metabolismo celular, além de combater o envelhecimento das células. Como se não fossem suficientes os benefícios, a presença destes antioxidantes atua como auxiliar a nossa pele a se manter saudável, promovendo a cicatrização mais rápida e evitando a acne.

Além disto, o quiabo contém uma fibra em sua composição: a Fibra Mucilaginous. Esta fibra é responsável pelo encaminhamento dos alimentos pelo trato digestivo e sua presença auxilia no processo digestório, tornando mais fácil não somente a digestão, mas também mais completa a absorção de outros nutrientes, tornando os movimentos do intestino mais regulares. A presença da Fibra Mucilaginous também elimina o colesterol no intestino, prevenindo que as gorduras se acumulem nas paredes intestinais, evitando assim, a diarreia. Sendo assim, a presença desta fibra é importante pois regula e equilibra os dois lados, tanto a absorção de nutrientes bons, quanto a eliminação dos ruins.

O quiabo pode ser consumido cru, mas sua forma mais comum de consumo é cozido. Porém, atenção! Par evitar a famosa “baba do quiabo” é comum que se frite o quiabo e este procedimento não é o adequado uma vez que ingerir grandes quantidades de óleo são prejudiciais para o organismo. Portanto, evite utilizar muito óleo em sua preparação para que seu consumo seja o mais saudável possível.