Conheça os alimentos que fazem bem ao coração

Alguns nutrientes colaboram com o funcionamento do organismo, enquanto outros podem ser muito prejudiciais à saúde

Todos os dias, durante nossas refeições, ingerimos os nutrientes que nosso organismo utilizará para se manter em funcionamento. Muitas vezes não estamos atentos à composição dos alimentos, podendo prejudicar o trabalho dos nossos órgãos ao consumir altas quantidades de açúcares, gorduras ou alimentos embutidos e industrializados.

Em contrapartida, alguns alimentos são fontes preciosas de nutrientes altamente benéficos ao coração. O consumo deles pode ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim (LDL), aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir triglicérides, além de diminuir a pressão arterial.

O abacate, por exemplo, ajuda na redução dos níveis de homocisteína que, quando em excesso, compromete a circulação sanguínea, aumentando o risco da formação de coágulos e entupimento das artérias. A fruta contém ômega 9 (tipo bom de gordura) e diversas vitaminas do complexo B.

Já a aveia, que pode ser consumida na forma de farelo, atua na redução do colesterol, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais. A quantidade ideal a ser consumida diariamente é de pelo menos duas colheres (sopa) por dia. A versatilidade do ingrediente permite que ele seja utilizado com leite, vitamina e frutas.

Outra semente altamente benéfica ao coração é a de linhaça, que tem ação semelhante à da aveia, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. É fonte de ômega 3, vitamina E e fibras. Em geral, alimentos ricos em fibras reduzem os riscos de desenvolvimento de doenças coronarianas, pois são capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim em até 20%, como comprovou uma pesquisa recente realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além do colesterol, outros fatores prejudicam o funcionamento do coração como: diabetes e pressão arterial elevada (ou hipertensão). Confira na tabela abaixo os nutrientes ideais e também os não indicados para consumo em cada um dos casos:

Alimentos ideais

Alimentos não indicados

 

Diabetes

Farelos, fibras, grãos. Alimentos integrais contêm os minerais que ajudam no equilíbrio da glicose sanguínea Tudo o que contém alta carga glicêmica, como arroz branco, refrigerantes, batatas fritas e sucos de frutas
 Colesterol elevado

Alimentos que contenham ômega 3, como sardinha, atum, salmão, linhaça, farelo de aveia e abacate Alimentos ricos em gordura animal e trans, além de excesso de óleos vegetais
  Hipertensão

Alface, almeirão, brócolis, chicória, espinafre, inhame, beterraba, banana, maracujá, mamão, goiaba, atum, sardinha, lentilha e feijão Alimentos com excesso de sal, temperos industrializados, caldos e molhos concentrados, conservas, carnes salgadas, batata chips, amendoim e salgadinhos

Fonte: coracaoalerta.com.br