Como trabalhar a auto-estima?

Um dos problemas mais comuns presentes nas mulheres é a falta de auto-estima. Isto acontece, pois acreditamos que temos que atender aos padrões de beleza impostos pela mídia, o que não é verdade. Auto-estima não quer dizer que você deve se encaixar neste padrões, mas sim, que gosta de você mesma independente de quais padrões segue.

Porém, o que muitos não sabem, é que a auto-estima é deve ser trabalhada constantemente. E aí é que o processo fica difícil!

Como trabalhar a auto-estima?

Pense na auto-estima como uma flor que deve ser regada todos os dias, independente de estar frio ou fazendo calor. Para se criar mas, principalmente, se manter uma boa auto-estima é necessário trabalha-la todos os dias, para sempre. Isto garante que você se sinta segura e bem consigo.

Encontre suas qualidades psicológicas e físicas

Não existe ninguém que possua apenas defeitos, por pior que seja. Portanto, encontre suas qualidades, sejam elas físicas ou psicológicas. Retire um tempo para você e se analise. Pense naquele conteúdo que você tem facilidade, veja seu rosto e corpo no espelho e encontre seus pontos mais atraentes.

Se elogie e se analise novamente

Após se analisar, reafirme para si todos os dias suas qualidades. Seja grata por tê-las e veja no que pode melhorar.

Analise seus defeitos e se possível, os melhore

Encontre seus defeitos, aqueles que mais te incomodam. Reflita sobre o porquê te incomodam. Se quiser, se esforce para muda-los. Se você está acima do peso e isso te agrada, faça uma reeducação alimentar. Se seu cabelo te incomoda, vá ao cabeleireiro. Se não sabe falar inglês e isso te incomoda, aprenda!

Não se acomode

Não pense que se deixar acomodar pode funcionar. Reclamar dos seus defeitos ou de características pessoais que te incomodam não resolverão seus problemas e te deixará frustrada. Lembre-se de que só permanece no mesmo lugar quem não se move. Além disso, seja feliz com o que já tem e com o que já é. Ter auto-estima demanda trabalho mas possui um retorno muito positivo.