Como mudar meus hábitos alimentares?

Hábitos são conjuntos de atitudes que realizamos, com constância,sem realizar esforço ativo para que aconteçam. Adquirir um bom hábito é uma tarefa difícil, mas com disciplina tudo é possível. Existe um hábito em específico que é mais difícil e que exige maior esforço por parte de quem deseja ter uma vida diferente. Estamos falando do mau hábito da alimentação.

É comum criar maus hábitos alimentares, pois gorduras e açúcares contêm substâncias viciantes. Para tudo na vida, seguir o “caminho do bem” é muito mais doloroso do que seguir o caminho ruim e para alimentação não é diferente.

Como mudar meus hábitos alimentares?

Existem algumas dicas para quem deseja mudar seus hábitos alimentares que são fundamentais para que o processo aconteça. A primeira delas é a sutileza. Quando falamos sutileza queremos nos referir à leveza com que as mudanças devem ocorrer. Se você tem o hábito de comer fast-food todos os dias, coma uma refeição saudável em um dos dias e permaneça assim até que você se acostume com a nova rotina. Depois, substitua dois dias de fast-food por comida saudável e faça este procedimento até que você esteja ingerindo mais refeições saudáveis que fast-food. Realizar mudanças aos poucos é importante para deixar que nosso corpo se acostume à nova situação, ou seja, para criar novos hábitos.

Como costumamos ter hábitos de anos, é comum haver recaídas. Neste momento entra o segundo ensinamento: aprenda a lidar com recaídas. As recaídas irão acontecer sempre que você tentar estabelecer uma atividade que seu corpo não entende como normal (como ingerir verduras em folhas para quem não tem o costume de fazê-lo). O importante da recaída é enxerga-la como um aprendizado e não uma oportunidade para deixar de lado todo o esforço que você tem feito. Como tudo que não dá certo em nossa vida, devemos continuar tentando. Com a alimentação não é diferente.

Com estes dois pequenos ensinamentos você já sabe a base para começar a mudar seus hábitos. Lembre-se de que o mais importante é começar, portanto, comece!