Como fazer pilates e ter o corpo perfeito

Mais que comprovados, os exercícios de pilates servem para emagrecer, tornear a silhueta e melhorar a disposição emocional de quem os pratica. Se o seu objetivo é alcançar o corpo perfeito e saudável, o pilates talvez seja uma das alternativas mais eficientes.

O pilates foi desenvolvido em 1920 por Joseph Pilates, e seus exercícios proporcionam um condicionamento físico sem igual, além de auxiliar no controle postural e no tratamento de lesões da coluna. A prática lembra muito certas modalidades de yoga, porém mais metódica. Usa-se diversos aparelhos e instrumentos para realizar os movimentos.

O pilates emagrece, pois gera um consumo de calorias bem alto durante as aulas. Por todo o Brasil, academias e estúdios de pilates oferecem aulas e acompanhamentos especializados para quem quer colocar o peso em dia. Os exercícios de pilates fortalecem a musculatura global sem sobrecarga excessiva – o que é ideal para quem tem problemas articulares e ósseos, mas não abre mão do exercício. Além disso, há muitos exercícios que trabalham a região abdominal, combatendo de vez a gordura localizada. Os efeitos podem ser percebidos em pouco tempo.

Uma questão de postura

Sabe-se que a postura adequada reduz a barriga, tão temida por tantas pessoas. O pilates proporciona uma postura distinta, que melhora a dos seios e glúteos, eliminando a flacidez e problemas diversos em relação à postura.

Com o tempo, o pilates lhe dará maior flexibilidade e definição muscular global. É perfeito para quem busca a definição muscular, inclusive de pernas e braços, já que ajuda nos exercícios de musculação. E para quem ainda é sedentário e não tem força nos músculos para iniciar um treinamento anaeróbico (de musculação), o pilates é a modalidade ideal.

Resultados e Cuidados

Ainda no primeiro mês, já é perceptível as diferenças no corpo com o pilates. Mais flexibilidade, maior definição da massa magra, mais força, motivação e combate a depressão. Este tipo de exercício é bastante disciplinador, e regula os hábitos – como o de comer fora do horário.

É sempre indicado, contudo, que se busque orientação médica ao iniciar o pilates, assim como qualquer outro exercício físico. O pilates é indicado em média em três dias da semana – intercalados.

O pilates serve para complementar muitos outros exercícios, sem interferir na sua performance. Não é à toa que muitas atrizes e celebridades têm se rendido a esta prática. Com uma dieta equilibrada e o consumo adequado de água, além de exercícios regulares de pilates, em pouco tempo você consegue observar um corpo escultural.