Como controlar sua insegurança

A insegurança é causada pela falta de confiança que temos em nós mesmos. Existem diversos aspectos da vida em que podemos deixar de confiar em nossa própria capacidade e podemos manifestar a insegurança em vários níveis.

Há quem seja inseguro no trabalho, na escola, nas relações familiares mas a principal forma de demonstração da insegurança é em um relacionamento amoroso. Em geral, a insegurança em namoros ou casamentos é causada por experiências passadas vividas por um dos dois ou por ambos. Além disso, a falta de confiança no próprio potencial em diversos aspectos pode causar a insegurança nos relacionamentos uma vez que o inseguro é certo de que não é bom o suficiente para estar com seu parceiro.

O que acontece é que os inseguros refletem suas experiências nos parceiros atuais, sem distinção de que as experiências presentes não representam as dores passadas. Surge então, a desconfiança, o ciúme excessivo e em casos piores, a possessividade.

O importante ao se falar de insegurança é que é tratável e existem diversas dicas que já podem ser utilizadas para controlar este mal que afeta tantas pessoas hoje em dia.

Pesquise

Com certeza você não é o único inseguro no mundo. Pesquise na internet casos de insegurança e como as pessoas que sofreram deste mal fizeram para tratar o problema. Ter apoio é muito importante para superar este sentimento ruim.

Superação

Lembre-se dos momentos em que conseguiu superar suas expectativas. Pense em momentos em que achou que não conseguiria realizar uma tarefa e se surpreendeu. Pense nisso como uma forma de mostrar para você mesmo de que você consegue tudo que se propõe a fazer.

Escreva um cartão de ajuda

Escreva um cartão que te ajude a resistir às ações causadas pela insegurança. Escreva coisas do tipo “Me preocupar não vai ajudar em nada”, “O tempo que estou perdendo sendo insegura eu poderia estar usando para fazer algo para mim”. Frases que te ajudam a resistir aos impulsos de insegurança são excelentes para ajudar a combater este mal.

A insegurança pode ser superada, basta você se esforçar para que isto aconteça. Se não conseguir ajuda sozinho, procure um psicólogo. Pedir ajuda para deixar de ser inseguro com certeza é menos vergonhoso que deixar a vida ser prejudicada por ela.