Comer ou não comer antes do treino?

Há anos a ciência descobriu que o corpo precisa de consumir energia quando pretende gastar certa quantidade de calorias. Porém, uma dúvida sempre pairou sobre a cabeça dos praticantes de atividades físicas: comer ou não comer antes do treino?

Há outras opções?

Quando você pretende treinar, seja qualquer atividade física (corrida, musculação, caminhada, etc), você deve ter em mente que seu corpo estará gastando energia para realizar aquela atividade. Uma vez sabendo isso, você já pode aprender sobre o que seu corpo precisará para realizar tais atividades. Seu corpo precisará de energia!

Onde obter energia?

Para entender isso, devemos entender onde nosso corpo busca energia. Energia, também chamada de caloria, pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos, porém, nenhum é mais eficiente para fornecer energia que carboidrato simples. Se lembra daquela história de que comer carboidrato demais significa energia acumulada e, por isso, gordura armazenada? Pois é! Seu corpo precisa de energia para gastar. Porém, ele não retira a energia da fonte de reserva logo de cara (nas nossas reservas de gordura), mas sim do que não está armazenado. Portanto, devemos fornecer energia para nosso corpo, mesmo que em pouca quantidade.

Sendo assim, podemos comer uma fatia de pão branco ou até mesmo uma fruta antes de iniciar qualquer atividade física.

Não gosto de me alimentar antes do treino, tem jeito?

Tem sim! Se você sente seu estômago pesado quando se alimenta e vai para o treino logo em seguida, nem tudo está perdido. Existe hoje em dia, no mercado de suplementos, géis de carboidrato. Os géis de carboidrato são pequenas quantidades de gel que contém única e exclusivamente carboidrato em sua composição. Basta romper a embalagem, tomar o gel e praticara atividade física que preferir. A vantagem do gel de carboidrato é não deixar o corpo com a sensação de “preenchimento”, permitindo que você faça qualquer exercício que quiser sem o desconforto de ter acabado de se alimentar.