Comer mais é comer menos

Em busca da dieta perfeita acabamos submetendo nossos corpos a situações muitas vezes absurdas. Como tudo hoje em dia acontece rápido, não esperamos nada mais, nada menos que resultados também rápidos. Porém, a ciência ainda não inventou uma maneira de emagrecermos de maneira rápida, como gostaríamos. Emagrecer é um processo lento e por mais que pensemos que podemos agilizar as coisas, acabamos errando e prejudicando nosso próprio corpo.

Um dos erros comuns que cometemos quando começamos a seguir uma dieta é tentar comer menos. Comer menos pode ter vários significados e um deles é diminuir o número de refeições que fazemos ao longo do dia. Porém, o que muitas vezes não sabemos é que quando dizermos que devemos “comer menos”, temos que pensar em comer porções menores e não menoz vezes ao dia.

Tokyo, Japan --- Selection of Asian food, high angle view --- Image by © Koji Hanabuchi/Corbis

O corpo humano precisa de energia para realizar suas atividades e ele retira esta energia dos alimentos. Ele funciona como uma pessoa que tem o hábito de economizar, recebendo um bônus de salário. Quando esta pessoa recebe dinheiro a mais, ela usa o que precisa e guarda as sobras. Já quando ela recebe apenas a quantia que necessita, ela utiliza o que precisa para sobreviver. Nosso corpo percebe a comida da mesma forma. Quando ele recebe apenas o necessário para realizar suas atividades normais, utiliza a energia recebida. Quando recebe a mais, ele armazena (o que chamamos de gordura). Porém, nosso corpo é inseguro, assim como uma pessoa que tem o hábito de economizar. Mediante uma crise, o que esta pessoa faria? Racionaria o dinheiro, não é mesmo? Com nosso corpo acontece da mesma forma. Se ele recebe várias porções diárias de alimentação, tudo certo. Porém, quando paramos de fazer várias refeições e cortamos o jantar, por exemplo, ele entra em estado de alerta e começa a armazenar comida. Ou seja, você para de jantar pensando que isto o fará emagrecer mas tudo que acontece é o contrário, você corre o risco de engordar.

A recomendação normal é que se consuma de 5 a 6 refeições por dia. Mas atenção! As refeições não podem ser exageradas ou então o processo de emagrecimento pode ficar prejudicado. Consulte um nutricionista e peça a ele que monte um cardápio que se ajuste à sua rotina.