CHOCOLATE DE ALFARROBA É OPÇÃO PARA INTOLERANTES NA PÁSCOA

O que é alfarroba?

A alfarrobaé uma leguminosa (vagem) mediterrânea, da qual se extrai uma polpa que será torrada e moída. O resultado disso é um pó (farinha) muito parecido com o cacau.

Como é feito o chocolate de alfarroba?

Nos últimos tempos a alfarroba passou a ser ingrediente de chocolate. Mas para que se pudesse transformar esse ingrediente em chocolate (“dar liga”), passou-se a misturá-la com quantidade de óleo de palma, de coco ou aquele vegetal hidrogenado. Logo, o chocolate de alfarroba é tão gorduroso quanto o comum.

Desse modo, em relação à quantidade de calorias a alfarroba não é a melhor saída, podendo ser até mais calórica do que o chocolate de cacau.

Qual o diferencial do chocolate de alfarroba?

Mas se ele é calórico e gorduroso,qual o diferencial do chocolate de alfarroba?

·         Enquanto o chocolate de cacau tem 45% de açúcar em sua composição, a alfarroba tem apenas 38%.

·         É uma boa notícia para quem sofre com intolerâncias dos mais variados tipos: não tem lactose, açúcar, cacau, glúten e cafeína, por ser puramente de origem vegetal (não tem leite e derivados).

Quais as propriedades da alfarroba?

·         Tem antioxidantes que retardam o envelhecimento;

·         Tem baixo índice glicêmico (é digerida de forma lenta pelo organismo, podendo-se ter maior controle do açúcar no sangue).

·         Tem fibras que facilitam a digestão.

·         Baixos níveis alergênicos

·         A farinha da alfarroba pode reduzir os níveis de colesterol.

Observações:
·         Para pessoas que pretendem emagrecer indica-se o consumo de apenas 30g por dia de chocolate de alfarroba.

·         Ainda não é muito fácil encontrar muitos alimentos com alfarroba no comércio em geral, mas sites especializados em produtos naturais/light/diet podem oferecer diversas opções do produto, como bombons, em pó, barras recheadas, barras maciças e outros (mas fique atento, a alfarroba é muito nutritiva e calórica).
·         Os preços dos produtos de alfarroba são bem mais elevados do que o chocolate de cacau. Uma barrinha maciça pode custar R$ 10,00.
·         Não existe chocolate que emagreça ou não engorde.
·         O chocolate de alfarroba é uma excelente alternativa para quem tem alergias, pois tem sabor e textura bem parecidos com o chocolate de cacau.
·         Para as demais pessoas é vantajoso por ter menos açúcar e muitas qualidades nutricionais e desde que com moderação!

Gostou dessas dicas? Já tinha ouvido falar na alfarroba antes? Já provou? Se sim, o que achou do sabor? Dá para substituir o chocolate de cacau?