Light X Diet X Zero: Saiba as Diferenças entre esses alimentos.

A expansão da oferta de alimentos light, diet e zero  é enorme em todos os supermercados, quitandas e casas especializadas.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito das diferenças entre esses alimentos.

Assim, elencamos algumas diferenças entre os alimentos diet, light e zero.

Isso para te ajudar a não se enganar na hora de fazer suas compras no supermercado e levar “gato por lebre”.

Essa confusão pode comprometer  a sua dieta.

Ora, s alimentos diet podem ser mais calóricos e ter muito mais gorduras e também prejudicar a sua saúde.

Veja essas dicas e fique atento!

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# DIET

Os produtos DIET podem ter uma das seguintes palavras no rótulo: “não contém”, “livre de”, “zero”, “sem”, “livre de um determinado nutriente ou ingrediente”.

Produtos dietéticos são aqueles que não têm um ou mais ingredientes em sua composição.

São geralmente são prescritos para pessoas com certas condições médicas e, por isso, geralmente NÃO têm:

  • Açúcar (sacarose, mel, glicose): que não é recomendado para diabéticos.
  • Gordura: não é recomendada para pessoas com níveis elevados de colesterol e triglicerídeos.
  • Sal: não é recomendado para pessoas com hipertensão.

É comum que pessoas que estejam em dietas substituam os alimentos comuns por versões DIET.

Mas essa geralmente não é uma boa troca, porque além de ter o sabor alterado, os alimentos DIET não têm menos calorias. Problema: podem ter muito mais calorias que os alimentos comuns.

O chocolate DIET, por exemplo, não tem açúcar.

Mas para “dar liga”, ou seja, dar consistência de chocolate, a indústria usa muito adoçante e gorduras (o que agrega muita caloria ao alimento). O mesmo vale para bolos, pães, biscoitos e outros produtos.

Em alguns outros casos, a eliminação de sódio ou da proteína não altera ou diminui a quantidade de calorias!

Conclusão: se você é saudável e quer perder peso NÃO COMPRE PRODUTOS DIET.

# LIGHT

Ao ler as embalagens de produtos LIGHT você perceberá as seguintes expressões: “Baixo”, “Reduzido” ou “Menos”.

Produtos LIGHT são aqueles que tem uma redução de pelo menos 25% de determinado ingrediente, como açúcar/gordura/sal em comparação ao produto original.

Esses sim são os alimentos mais adequados para pessoas em dieta de redução de peso ou aumento de massa muscular, por exemplo.

Os produtos LIGHT ajudam você a perder peso caso esteja seguindo um padrão balanceado de baixas calorias.

Importante: o consumo excessivo de um produto que contém menos calorias  pode levar à ingestão da mesma quantidade de calorias de um produto original.

No caso da maionese, por exemplo, ela é naturalmente rica em calorias.

A versão LIGHT tem uma redução de calorias estimada em 50% em comparação com o produto tradicional.

Porém, é importante notar que o produto permanece calórico e devemos ter cuidado para não exagerar no consumo.

#ZERO

Já os queridinhos da atualidade, os produtos ZERO, são bem similares aos DIET, porque terão a ausência de determinado ingrediente, como por exemplo, ZERO AÇÚCAR, ZERO SÓDIO etc.

  • Dica extra:

Veja matéria da Rede Globo onde especialistas falam sobre as diferenças que apontamos acima.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre alimentos light, diet e zero? Comente e compartilhe com seus amigos!