Acerola no vaso: como plantar? Veja o vídeo e muitas dicas.

Você gosta de acerola? É realmente uma fruta muito gostosa e refrescante. Mas você sabia que pode plantar um pé de acerola em casa? Sim, é muito fácil! Você pode plantar acerola no vaso para por no seu jardim.

Aliás, você terá mais um benefício, que é aproveitar uma fruta fresquinha e orgânica, sem agrotóxicos.

Sobre a acerola

Nós vamos te ensinar a plantar acerola em vaso, fazer a muda e o enxerto (também chamado de estaquia).

Se tudo isso for feito corretamente, você terá muitas acerolas para saborear!

A acerola é um arbusto que pode atingir até 3m de altura e é extremamente adaptável ao clima brasileiro.

O alimento que essa pequena árvore dá possui muita vitamina C, tem um sabor único e pode ser consumido fresquinho ou até mesmo usado para culinária em geral.

Sabia que a acerola veio das Antilhas, América Central, bem como da parte Norte da América do Sul. Ela precisa de água e calor para que dê frutos deliciosos. Mas não é impossível ter acerola na região sul do Brasil, em temperaturas que variam entre 15°C a 32°C. 

Como plantar acerola no vaso?

Primeiramente, se você está pensando em plantar acerola em vaso, ele deve ser bem grande, até porque a planta vai crescer.

acerola

Você poderá comprar uma muda já “pronta”, onde você só vai precisar levá-la para algum local que tenha sol ou cavando uma cova funda no jardim.  O buraco deve ser preenchido com terra e areia média, adubada com compostos orgânicos e farinha de ossos.

Caso seja uma época muita seca, regue bem a muda todos os dias em que não houver chuva.

Você também pode criar suas mudas através de sementes ou enxerto (cortar galhos em “V” de uma muda e deixar que o enxerto auxilie no crescimento da planta).

 O uso de estacas ajuda na germinação/ enraizamento da planta.

Adubação é essencial

A acerola precisa ser adubada frequentemente por compostos orgânicos, mamona e farinha de ossos. Se plantar acerola no vaso precisará também de adubo líquido (bata no liquidificador lentilha e frutas ou verduras frescas).

 Limpeza

A limpeza do vaso é essencial para manter os nutrientes e fazer a sua planta crescer.

Em relação à polinização, ter ao menos dois tipos de acerola pode ajudar na polinização cruzada, o que deixa os frutos ainda mais saudáveis.

Colheita da acerola

As acerolas podem ser colhidas sempre pelos frutos mais vermelhos, os quais deverão ser lavados e posteriormente congelados.

Ficou com dúvidas? Veja o vídeo e aprenda o passo-a-passo para plantar acerola no vaso:

 

Existem muitas receitas  que podem ser feitas usando acerola, como geleia sem glúten, que é muito gostosa e fácil de fazer:

 

Gostou das dicas? Que tal plantar seu pé de acerola no vaso ainda hoje? Comente e compartilhe!