Abacaxi e seus benefícios para nosso organismo

O abacaxi é uma fruta bastante popular no Brasil. Por termos um clima em sua maioria, tropical, o abacaxi é cultivado e consumido de norte a sul do país. De sabor doce e com grande quantidade de água em sua composição, muitas vezes, o consumimos apenas por gosto. Em geral, não sabemos quão benéfico o abacaxi pode ser para nosso organismo.

O abacaxi contém em sua estrutura diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:

  • Vitamina C – responsável por reduzir os sintomas de gripes e resfriados. A vitamina C atua também contra o stress além de amenizar o efeito de ressecamento da pele durante o envelhecimento;
  • Vitamina A – a vitamina A é uma das principais substâncias que atuam no ciclo visual do corpo. Sua carência no organismo pode causar cegueira noturna, dor nos olhos, entre outros sintomas. Ela também tem ação protetora na pele e mucosa e atua no processo de desenvolvimento dos ossos;
  • Cálcio – Elemento principal responsável pela formação e manutenção de ossos e dentes no corpo. Além disso, manter bons níveis de cálcio evita osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos;
  • Magnésio – É o elemento mais importante na geração de energia celular e corporal além de reforçar as defesas naturais do organismo duplicando a quantidade de glóbulos brancos.

O abacaxi contém, além de todas estas substâncias, grande quantidade de água em suas porções, o que faz com que seja um alimento não somente nutritivo, mas também, fonte de hidratação.

Além de todas estas funções, ele é considerado uma fruta diurética, pois auxilia o corpo na eliminação de toxinas pela urina ao mesmo tempo que combate a retenção de líquidos. Outra ação do abacaxi é através da bromelina. A bromelina é uma substância que tem a ação de amaciar carnes vermelhas e de aves. Por este motivo, o abacaxi é muito utilizado como sobremesa, principalmente em churrascos, pois auxilia na digestão de carnes.

Se ainda tem dúvidas, lembre-se que além de muito nutritivo o abacaxi também é um alimento saboroso. Então não perca tempo e inclua já este alimento em sua dieta!