8 Alimentos Saudáveis Que Podem Substituir a Carne

Está meio receoso em comer carne de qualquer tipo depois da “Operação Carne Fraca da Polícia Federal”?

Conforme a mídia noticiou algumas empresas famosas, líderes desse ramo de mercado foram acusadas de comercializar carne estragada, mudar a data de vencimento, maquiar o aspecto e usar produtos químicos supostamente cancerígenos nesses alimentos. É uma péssima notícia para nos carnívoros de plantão, até porque os nutrientes da carne são muito importantes para o nosso organismo.

Mas existem alimentos que se ingeridos corretamente podem substituir a carne. Dê um tempinho no churrasco e se delicie com frutas e legumes! Não passe fome!

#1. Tofu, Seitan e PVT

O tofu e o PVT, ou proteína texturizada de soja, são produzidos à base de soja e o seitan é feito de glúten de trigo. Em qualquer receita a carne pode ser substituída por esses 3 ingredientes. Faça como recheio de wraps, empanado ou com arroz. A PVT em menores pedaços e bem temperada pode substituir a carne moída facilmente.

#2. Cogumelos

Os cogumelos podem ser excelentes substitutos da carne. Seu sabor é rico e “carnudo”. Prefira os tipos “Crimini” ou “Porto Bello”, que são maiores e mais suculentos. Se não encontrar substitua por cogumelos “Shiitaki” ou “Paris”.

Eles são saudáveis e promovem o controle das taxas de colesterol e estimulam o sistema imunológico ao ativar as defesas naturais do organismo.

Você poderá assá-los com manteiga, refogá-los com tomilho e pimenta preta, servi-los com polentas, em pizzas, fazer estrogonofe e sanduiches. Podem ser recheados com queijo e outras gostosuras e ficarão perfeitos, mas sem muitas calorias.

#3. Jaca

A jaca é uma fruta, todo mundo sabe, mas sabia que ela fica simplesmente incrível em pratos salgados? Tempere bem com sal e outros temperos de sua preferência, grelhe, refogue, sirva como recheio de sanduíches, batatas-fritas ou substitua em qualquer prato que use carne de boi, frango ou porco.

#4. Berinjela

A berinjela serve muito mais do que para fazer parmegiana! É muito saborosa, carnuda e versátil. “Mas eu odeio berinjela”. Você já tentou fazer hambúrguer de berinjela? Não? Então prove porque mudará de ideia. Dá para fazer berinjela frita, ao molho, assada, picada para passar no pão…. Dá para fazer muitos pratos com berinjela.

#5. Lentilhas

Lentilhas são fortes, saborosas e cheias de nutrientes e podem substituir carne moída facilmente. Não merecem ser saboreadas só no Natal ou no Ano Novo, viu? Cozinham rapidamente, são relativamente baratas e sustentam. Você pode colocá-las no processador e fazer massa para bolinhos, guisados, tacos,  kibe e muitas outras receitas.

 

 

 

#6. Couve-flor

Quem vive de dieta sabe que a couve-flor é um verdadeiro coringa! Nutritiva, saudável, mas sem muitas calorias pode ser consumida em grande quantidade e sempre. Você pode soltar as flores depois que cozinhar e a couve-flor substitui até mesmo o arroz. Esse legume pode ser fatiado em bifes e dá para enganar como se fossem pedaços de carne.

Pegue couve-flor cozida coloque numa frigideira quente com um pouco de óleo e transforme-a em uma massinha de pizza saudável.

 

 

 

#7. Batata

Batata frita, assada, cozida, ensopada, sopa de batata. A batata é extremamente útil.
Porém, tente utilizá-la em pedacinhos cozidos junto com a couve-flor e faça deliciosos hambúrgueres sem carne.

#8. Beterraba

As beterrabas têm uma doçura inconfundível. São excelentes parceiras para as saladas em geral.  Porém, o potencial delas é bem maior do que isso! Podem ser cortadas fininhas, na forma de Carpaccio ou até mesmo em espetinhos.

Com todas as receitas saudáveis ​​e “carnudas” que você poderá criar, dar um tempinho na carne não precisa ser tão traumatizante. Ah, e a sua dieta agradece! Já tentou substituir a carne por alguns desses ingredientes? Conte pra gente!