8 Alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de cabeça

8 Alimentos que podem ajudar a aliviar a dor de cabeça

Está com tanta dor de cabeça que tudo te irrita? Você apaga a luz, deita-se, mas nada de passar? Já tomou analgésico e não funcionou?

 Saiba que os alimentos saudáveis são melhores do que qualquer remédio para dor de cabeça!  Passe na frutaria ou no mercado e não na farmácia! Veja a lista abaixo.

 

Batata assada

A próxima janta pode “acalmar a dor de cabeça”, principalmente se você abusou do álcool nesses dias. Uma vez que o álcool é um diurético, não só pode causar desidratação, mas também fazer com que você perca eletrólitos, como potássio. Assim, comer alimentos que contenham potássio pode aliviar aquela dor de cabeça chata! Uma batata cozida é especial quando o assunto é potássio, porque tem 721 mg  de potássio em uma unidade e, pasme, ainda mais do que a banana, que tem 467 mg de potássio!

Melancia

Você sabia que a desidratação é a principal causa de dores de cabeça? Ao invés da pílula ruim e amarga, que tal se esbaldar na melancia? A água presente em frutas e verduras pode ser “mágica” porque tem magnésio, que é essencial na prevenção de dor de cabeça.

Café

O cafezinho de todos os dias é um santo remédio popular para dores de cabeça e isso já foi constatado durante séculos e por isso ele não pode ficar fora dessa lista. Sabe por quê? O café é um vasoconstritor, ele pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, ajudando a reduzir o tamanho dos vasos sanguíneos. Seja por beber álcool, estresse ou situações de tensão os vasos sanguíneos se expandem e por isso a cabeça dói. Mas não abuse… e só uma xícara para que a dor pare.

Torradas com grãos

Está fazendo dieta que restringe carboidrato e tem muita dor de cabeça? Então você está dando causa à sua dor! Quando você segue uma dieta baixa em carboidratos, as reservas de glicogênio, que são a principal fonte de energia para o cérebro, vão se esgotando. Por isso você fica desidratado e aí a cabeça lateja. Assim, NÃO exclua carboidratos da sua dieta saudável. Opte por alimentos integrais. Eles não vão te engordar se você consumir com moderação, como no pão de trigo integral, farinha de aveia, frutas ou iogurte. E você ainda tem um bônus: esse tipo de alimento faz seu corpo liberar serotonina, que é o hormônio da felicidade! J

Amêndoas

E lá vem o magnésio de novo! Ele pode ser encontrado em amêndoas e sua função é “relaxar” os vasos sanguíneos. Outros alimentos ricos nesse mineral são bananas, damascos secos, abacates, amêndoas, castanhas de caju, arroz integral, legumes e sementes em geral.

Pimenta picante

“Muy calientes”. Parece estranho, mas os alimentos picantes tais como pimenta mais ardidas podem ajudar a curar a sua dor de cabeça, mas são mais efetivas se o problema e relacionado a uma sinusite, por exemplo. Nesse caso as pimentas ajudam a desobstruir as vias nasais, ajudando a diminuir a pressão nelas exercidas e, claro, a dor de cabeça que ela acarreta.

Iogurte

A falta de cálcio também pode dar origem à dor de cabeça, porque essa substância é muito importante para o pleno funcionamento do cérebro. Assim, certifique-se de que você está consumindo alimentos ricos em cálcio, como o iogurte grego livre de gordura, que é uma grande fonte de cálcio, sem adição de açúcares e lotado de probióticos benéficos para o seu intestino.

Sementes de gergelim

Gergelim é tudo de bom. Pode ser polvilhado em saladas, pães caseiros, sopas e até em batatas fritas (fica ótimo, experimente). Por quê? Estas pequeninas sementes são muito nutritivas e ricas em vitamina E, e podem ajudar a estabilizar os níveis de estrogênio no seu corpo e prevenir enxaquecas.

 

Gostou? Já sabia o quanto esses alimentos poderiam ser eficientes para fazer a dor de cabeça testar?  Conhece algum outro que funciona com você?