5 dicas para manter sua saúde durante o outono

 

Uma das únicas coisas que podemos garantir é que a nossa vida é dinâmica e nela as mudanças são constantes. Seja em relação às alterações corporais, ao estilo de vida, à idade… E a natureza sempre tenta nos lembrar disso quando há a troca de estações!

Daqui há alguns dias o calorão vai embora (para voltar só no ano que vem). Saladas mais frescas e frutas suculentas ficarão um pouco mais difíceis de encontrar. De outro lado, as folhas das árvores mais exuberantes cairão, as manhãs serão mais frias e os dias parecerão mais curtinhos. Durante a noite, um belo vinho. Começaremos a tirar gorros, chapéus, casacos e roupas mais quentes do armário. É o charme do nosso querido outono!

Mas não fique triste. Há uma infinidade de saborosos alimentos que você poderá consumir nesta gostosa estação.

Abaixo separamos 5 dicas para ajudá-los a se alimentarem bem e a continuarem a ter uma vida saudável durante essa estação tão gostosa.  Vamos lá!

  1. Prefira os alimentos da estação

É o momento de mudar a sua dieta. Opte pelos alimentos do outono como maçãs, pêras, figos, tangerina, rúcula, nabo, limão, figo, espinafre e muitas outras opções da safra. Os alimentos próprios desse período precisam de menos agrotóxicos para crescer e, por isso, são bem mais saudáveis.

  1. Alimente-se com as cores do outono

Não, você não entendeu errado. O outono é a estação das cores mais mornas como verdes e amarelos escuros, além do laranja. Quando você ingere alimentos destas cores absorverá a energia que vem da terra! Sem exageros, os alimentos do outono podem ser coloridos, vibrantes e nutritivos. Quanto mais colorida a fruta melhor ela será para sua saúde e seu sistema imunológico. Para tudo há uma razão de ser quando se trata da natureza, então se adapte a ela sempre.

  1. Fortifique seu sistema imunológico

Momento perfeito para impulsionar o seu sistema imunológico. Beba água fresca, coma muitos alimentos de cores vivas e consuma alho, que é um excelente antibiótico natural. Acrescente alimentos probióticos em sua dieta  (que são os que ajudam no balanço da flora bacteriana intestinal) e aqueles que tenham vitaminas B, C e D e E em sua composição, que irão ajudar no equilĩbrio do seu sistema imunológico.

4 – Não deixe de se exercitar

O verão é símbolo de agito. Parece que durante o verão o nosso corpo se movimenta naturalmente, fazendo com que sejamos mais ativo e pratiquemos mais exercícios e  outras atividades.

Não deixe de se exercitar nas épocas mais frias. Não se renda ao sedentarismo! No inverno já temos a tendência de comer mais e com um pouco menos de qualidade, até porque precisamos acumular energias para que o nosso corpo se aqueça. Os alimentos mais gordurosos e calóricos parecem irresistíveis. Mas, cuidado. Lembre-se de que esses acúmulos de gordurinha extra podem retardar o uso do seu estimado biquíni no próximo verão. O melhor mesmo é ter equilíbrio, independentemente da estação. Faça ioga, nade em piscinas térmicas, pratique esportes em um ginásio ou faça aulas de dança (dançar agarradinho combina muito com aquele dia frio, concorda?).

  1. Viva de acordo com a estação

A saúde está ligada a vários aspectos e não é somente corporal. A saúde mental também deve ser preservada. Cuide de si mesmo! Aproveite a estação e relaxe mais. Os dias mais friozinhos e cinzentos são deliciosos para dormir bem. Fique aquecido, use seu pijama favorito, assista muitos filmes. Aproveite para beber aquele chá delicioso! Hummm!. Além disso, o outono é um momento bem apropriado para a reflexão pessoal. É bom colocarmos ordem na “casa mental” de vez em quando, a fim de organizarmos a nossa vida em todos os aspectos.

Gostou das nossas dicas? Como você costuma passar durante o outono? Compartilhe suas experiências com a gente!