5 CHÁS PARA SE BEBER NO OUTONO

 

O outono tem tudo a ver com especiarias (esse termo “especiarias” se originou na Europa Ocidental, entre os séculos XIV e XV e  se referia a todos os produtos vegetais, fossem flores, frutos, sementes, cascas, caule ou raiz).

E beber um delicioso chá de especiarias em tempos de clima mais ameno ajuda a preparar o seu corpo a superar os meses de inverno mais frios e escuros, até porque o outono reflete muito bem o período de transição (do verão para o inverno).

Os chás para o outono devem refletir as cores dessa estação tão gostosa, bem como nos confortar e também ajudar a cuidar da nossa saúde: podem ser excelentes aliados para manter a nossa vida saudável, além de serem muito prazerosos para o consumo.

E é por isso que trouxemos uma seleção de chás para você aproveitar a estação!

Pegue a água, a xícara e o bule, escolha um chazinho e vem com a gente!

  1. Chá de crisântemo

            O outono é o momento certo para fortalecimento do sistema imunológico e preparar o sistema respiratório para combater as doenças mais comuns do inverno (como a gripe, o resfriado, a pneumonia dentre muitas outras).

Os chás saborosos, como o de crisântemo, confortam, propiciam bem-estar e fornecem a hidratação necessária durante os dias e as noites do outono.

Embora seja mundialmente conhecido, o chá de crisântemo é desconhecido no Brasil. É, porém, é fonte muito poderosa de vitamina C e antioxidantes, como o betacaroteno (também presente na cenoura), que retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir outras doenças.

Esse chá é colorido e alegra os dias mais cinzentos do outono.

  1. Chá de hibisco   

            O chá de hibisco é rico em vitaminas A, C, E, cálcio, magnésio e ferro. Além de ajudar no combate daqueles quilinhos a mais por ser termogênico (aumenta a temperatura corporal) e acelerar o metabolismo, também é um ótimo antioxidante, previne o envelhecimento da pele, ajuda no controle da pressão arterial, reduz a retenção de líquidos, auxilia na digestão… São muitos os benefícios quando se toma chá de hibisco!

Esse chá fica ainda melhor acompanhado de canela em pau (na infusão) ou com folhas de hortelã.

  1. Chá de calêndula

A calêndula é uma linda flor (muitas vezes utilizada em decoração de ambientes) que quando consumida ajuda a preparar o seu corpo para o inverno. Mas a calêndula não é só mais um rostinho bonito, pois têm propriedades terapêuticas: é adstringente, analgésica, anestésica, antibacteriana, antiabortiva, antifúngica, bactericida, calmante, cicatrizante, anti-inflamatória e febrífuga (tem o poder de retirar a febre). A calêndula é tudo o que você precisa para manter sua saúde! É um chá que realmente merece ser apreciado.

  1. Masala Chai

Chai (pronuncia-se “tchai”, que em sânscrito quer dizer chá). É o símbolo do outono, pois leva uma mistura incrível de especiarias, texturas e sabores. Basicamente um verdadeiro Chai deve ter: chá preto, canela, cravo, cardamomo e gengibre. Também é possível acrescentar anis e pimentas para torná-lo ainda mais quentinho naquela noite fresca.

Por mais incrível que pareça a mistura, se equilibrada, pode ser leve e deliciosa.

Ah, e todas as especiarias utilizadas fazem muito bem à saúde (se usadas com equilíbrio, é claro!), prevenindo doenças, auxiliando no metabolismo (já que no outono e inverno somos mais propensos a comer mais alimentos gordurosos por exemplo), e trazendo vitaminas e sais minerais para o nosso organismo.

  1. Chá de maçã

Outono é época da safra de maçãs, ocasião em que ela poderá estar mais bonita, com menos agrotóxicos e muito mais saborosa, podendo virar um delicioso chá dotado de vitamina C para nosso corpo. É uma bebida deliciosa, doce e excelente para crianças e adultos.

Já provou algum desses chás antes? Aproveite e desfrute de um chá que você nunca bebeu antes! Conecte-se com o clima e com a terra!